O que é sistema operacional?
Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. O Windows é um sistema operacional com interface gráfica, ou seja, os ícones são atalhos para comandos (ao invés de você ter que digitar “desligar” para que o computador desligue você só precisa clicar no botão desligar na barra iniciar).
O que são periféricos?
Às vezes pessoas se referem ao monitor como computador, mas o computador na verdade fica dentro daquele gabinete que tem o botão físico de ligar. Os periféricos são ferramentas que enviam ou recebem mensagens para o computador. Por exemplo, o mouse envia a mensagem de que você o mexeu pra direita, o computador traduz isso e o sistema operacional calcula e movimenta o cursor do mouse na tela. O computador é mais rápido quando consegue fazer mais cálculos em menos tempo, porque todos os programas funcionam a base de comandos e cálculos.
Quais são os atalhos mais utilizados no Windows?
ALT+F4 – Finaliza a aplicação aberta. Se digitado na tela principal do Windows (desktop) da a opção de desligar o computador.
ALT+TAB – Alterna entre janelas abertas.
CTRL+F – É o atalho para buscar palavras dentro daquela janela.
CTRL+P – Imprimir.
CTRL+A – Seleciona todos os arquivos dentro de uma pasta.
CTRL+C – Copia texto ou imagem.
CTRL+V – Cola o que foi copiado ou recortado.
CTRL+X – Recorta.
WIN(botão Windows)+TAB – Visão 3D de janelas abertas.
WIN+E – Atalho que abre a pasta “meu computador”.
WIN+D – Minimiza todas as janelas.
O que fazer quando o computador travar?
Aperte CTRL+ALT+DEL e selecione o gerenciador de tarefas, nele você pode fechar imediatamente o processo do programa que está travando o computador.
Como deixar meu computador seguro?
É preciso instalar programas específicos para a proteção do computador, leia o artigo como proteger seu computador em 4 passos.
Essas são as dicas básicas para quem usa computador, se você procura algo mais específico, na internet há milhares de tutoriais e artigos que explicam passo a passo configurações e utilizações de programas, basta procurar no Google. Para ficar atualizado você pode consultar sites como Tecmundo que sempre tem matérias interessantes sobre computadores.
Qual a importância de um software que proteja meu computador de vírus?
Nos dias de hoje, você não pode se dar ao luxo de usar um computador sem a devida proteção contra vírus. Os programas maliciosos que os AntiVírus detectam – vírus, trojans, worms, etc – não só podem causar estragos em seu sistema, como também podem se espalhar através do seu computador para o resto da rede, eles podem inclusive derrubar toda uma rede. Spywares são outra ameaça crescente, que são programas que se instalam no seu computador ( geralmente sem o seu conhecimento ) e coletam informações do seu sistema que são então enviadas de volta para o desenvolvedor do spyware para que ele possa vende-las. Os programas antivírus não detectam os spyware muitas vezes, por isso é importante possuir e utilizar sempre um bom programa anti-spyware.
Instalar e Desinstalar Vários Programas Indiscriminadamente ( Especialmente Gratuitos / BETA ) é perigoso?
Ser um viciado em Download não é uma das atitudes mais seguras para o seu computador. Programas Beta geralmente são gratuitos para testar novas funcionalidades antes da maioria das pessoas. Há também muitos programas freeware e shareware disponibilizados como downloads via Internet pelos seus autores. Alguns usuários usam softwares piratas ou "Warez". Quanto mais programas você instala, mais perto estará de executar em seu sistema algum programa que pode incluir códigos maliciosos ou que são mal escritos e fazer com que seu computador se comporte indevidamente. O risco é maior com programas piratas. Mesmo que você instale apenas programas legitimamente licenciados, muitas instalações e desinstalações podem lotar ou causar problemas no registro.
Nem todas as rotinas de desinstalação removem completamente os programas, e isso pode deixar o seu sistema lento ao longo do tempo, por isso, você deve instalar apenas os programas que realmente precisa, com licenças legítimas, e tentar minimizar o número de instalações e desinstalações.